Um Lugar...

Nosso principal objetivo é acordar o Ser Humano, apoiar os despossuídos e alertar os poderosos... usando a cultura e o pensamento para esbofetear os medíocres... ou não! Todas as histórias contadas aqui são verídicas, os nomes foram trocados para proteger os inocentes...


Roger Borges (Pesquisador, Jornalista e Blogueiro Ocasional)
Bruno Cavalcanti (Jornalista, Blogueiro e Pensador)

sábado, 2 de outubro de 2010

Mate-me Por Favor: A “bíblia” do Punk.

"Mate-me Por Favor", nome sugestivo não? Mas no caso desse livro trata da história do movimento punk, contado através de várias entrevistas, com músicos, empresários, produtores ,grupies e etc. Iggy Pop, Debbie Harry, Nico, Lou Reed , Wayne Kramer, Danny Fields, Malcon MacLaren , Bebe Buell e um monte de pessoa que participaram ou assistiram de perto o nascimento desse estilo controverso que é o punk.
Encabeçado por "Legs" McNeil e Gilliam McCain (ambos viveram e presenciaram o movimento e criaram uma revista chamada "punk" na qual o movimento foi batizado) foram os realizadores desse livro, onde a dupla pegou várias entrevistas da época e outras e fizeram uma colagem, dando "gancho" a cada um falar um pouco sobre o Punk.
A história do livro começa em 1965 com o Velvet Underground e vai passando por várias outras bandas como Mc5, Stooges, New York Dolls , Sex Pistols e por lugares como a Factory do Andy Warhol, Max´s Kansas City (bar badalado nos anos 60/70 onde várias bandas como Velvet Underground, Johnny Thunders gravaram discos ao vivo) até chegar no cultuado GBGB´s , onde o bar foi palco para bandas como Television e Ramones e ganhou o título de “berço do Punk”.O enredo do livro começa em 1965 e vai até 1992, captando em detalhe a influência, nascimento e a morte do Punk, e com uma linguagem simples e até mesmo obscena (pelos relatos de drogas, prostituição e tráfico) mostrando tudo de uma forma explícita e direta, e até mesmo tem momentos que os músicos contam o mesmo fato de formas diferentes, pois o livro também dá o ponto de vista de vários músicos sobre uma determinada parte da história.
Esse livro é ótimo, para quem já conhece toda à história e melhor ainda pra quem não sabe, pois o livro ele é focado no movimento, dando maior importância a parte musical do Punk e da “moda “que revolucionou o mundo ao estourar em 1977 e mostra os fatores que levaram a criação desse movimento que foi um marco pra cultura pop.

 Por Bruno Cavalcanti

Nenhum comentário:

Postar um comentário