Um Lugar...

Nosso principal objetivo é acordar o Ser Humano, apoiar os despossuídos e alertar os poderosos... usando a cultura e o pensamento para esbofetear os medíocres... ou não! Todas as histórias contadas aqui são verídicas, os nomes foram trocados para proteger os inocentes...


Roger Borges (Pesquisador, Jornalista e Blogueiro Ocasional)
Bruno Cavalcanti (Jornalista, Blogueiro e Pensador)

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

"Western Spaghetti"

Antes dos italianos dominarem o mercado americano com os seus “Western Spaghetti” (termo usado para filmes de western feitos por diretores Italianos) os filmes de western americanos eram filmes b (de baixo orçamento) que além do herói do filme ser sempre o “galã” e o bandido o “sujo mal encarado”, tinha a técnica do “chapéu que nunca cai” onde para disfarçar a presença do duble nas cenas de ação, o chapéu nunca caía mesmo se o personagem rola-se morro abaixo.Os western spaghetti,mostrava (na maioria das vezes) o personagem principal,um cara sujo e mal vestido, que acaba sendo mais cruel que o próprio vilão da história e a partir disso, os filmes de western nunca mais foram os mesmos.
Grandes atores do cinema como Clint Eastwood, Lee Van Cleef,Charles Bronson, Herry Fonda dentre outros, se tornaram ícones desse gênero de filme e também é inevitável não falar do diretor italiano Sergio Leone, onde além de fazer inúmeros clássicos do spaghetti,fez uns dos melhores filmes do gênero de todos os tempos que é o “Era uma Vez no Oeste”(Once Upon a Time in the West) de 1968, que conta também com a antológica trilha sonora de Ennio Morricone (parceiro de vários filmes de Sergio Leone).Até mesmo Clint Eastwood fez um filme desse estilo que em 1992 chamado “Os Imperdoáveis”(Unforgiven), que foi vencedor de 4 Oscars incluindo de melhor filme e direção.
Para finalizar esse texto e ajudar você caro leitor, vou fazer a habitual lista, para você entender bem esse gênero de filmes que além de serem muito bons, mostra a visão do cinema europeu para o velho oeste americano.
1º - “Era uma Vez no Oeste” – Direção: Sergio Leone (Once Upon a Time in the West, 1968)
2º - “O Estranho Sem Nome” – Direção: Clint Eastwood (High Plains Drifter, 1973)
3º - “Django” – Direção: Sergio Corbucci (Django, 1966)
4º - “Por Um Punhado de Dólares” – Direção: Sergio Leone (A Fistful of Dollars, 1964)
5º - “Por Uns Dólares a Mais” – Direção: Sergio Leone (Per Qualche Dollaro in Più, 1965)
6º - “Três Homens em Conflito” – Direção: Sergio Leone (The Good, The Bad And The Urgley, 1966)
7º - “Quando Explode a Vingança” – Direção: Sergio Leone (A Fistful of Dynamite, 1971)
8º - “Sabata” – Direção: Gianfranco Parolini (Sabata, 1969)
9º - “Sete Homens e um Destino” – Direção: John Struges (The Magnificent Seven,1960)
10º - “Os Quatros Pistoleiros Do Apocalipse” – Direção: Lucio Fulci (Four Of The Apocalypse, 1975)

Por Bruno Cavalcanti

Nenhum comentário:

Postar um comentário