A série “The Bootleg Series”, trata-se, de diversos álbuns “não
oficiais”, que eram vendidos no mercado paralelo. Bob Dylan foi um dos
primeiros artistas a serem piratiados, e igual a Frank Zappa, ele começou a
relançar os bootlegs não oficiais em seu catálogo, e “The Bootleg Series Vol 4 –
The ‘Royal Albert Hall’ Concert” gravado em 1966 na trunê do “Blonde On Blonde”,
e lançado oficialmente só em 1998, é um
dos melhores registros de Dylan no auge de sua forma.
Entre 1965 -1966, Bob fazia seus shows em duas partes, sendo
à primeira, um set acústico e a sengunda parte, com uma banda de apoio (que depois seria
conhecida por “The Band”). Nesse álbum duplo temos esses dois sets, tendo no disco 1 ótimas versões
desplugadas de:“Visions Of Johanna”,”Desolation Row” e “Just Like A Woman”,mas
contendo clássicos como “She Belongs To Me”, It´s All Over Now, Baby Blue” e a
eterna “Mr. Tambourine Man”. Depois dessa exelente primeira parte, vem o disco
2, eletrificado, em altíssimo volume, que começa com “Tell Me, Momma” e conta
ainda com “Just Like Tom Thumb´s Blues” dentre outras. Mas as duas últimas
faixas são os pontos mais altos do disco, porque quando se escuta a “Ballad Of
A Thin Man” se ouve alguém na multidão gritando em bom som “Judas!”(nessa época
Bob era tido como um traidor do movimento folk, ao gravar discos usando
instrumentação elétrica). E como resposta, Dylan fecha o show com uma versão
bem barulhenta de “Like A Rolling Stone”.
Todas as nove edições da série “The Bootleg Series”, são
obrigatórias para seus fãs (e fanáticos como eu), porém “The Bootleg Series Vol
4 – The ‘Royal Albert Hall’ Concert”, além de ser o melhor disco da série, é
também perfeito para quem nunca escutou nada desse “poeta”, que é considerado
(embora o próprio Bob Dylan negue isso), a voz de uma geração!
Por Bruno C Barni
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